quarta-feira, 26 de outubro de 2011




COLUNA

Futebol de Campo

O Futebol de Campo de Nova Petrópolis tem um final de semana que promete ser sensacional. O Fortaleza irá receber o já eliminado Unidos e deve confirmar uma vitória, se nada de anormal ocorrer. Isto fará com que o Linha Brasil tenha de vencer o seu jogo contra o Linha Olinda, se quiser terminar a primeira fase com a primeira colocação. Por outro lado, o Linha Olinda também precisa da vitória sob o risco de ficar de fora das semifinais.

No Pinhal Alto, Pinhalense e Arroio Paixão fazem uma verdadeira final, onde o empate não é bom para ninguém. E por fim, o Nova Petrópolis, que se acertou depois da chegada do experiente Leonardo Kny, vai para a última rodada em busca de um milagre, sem poder fazer força. Isto, porque não joga.

Para o time do Centro conseguir a sua classificação é necessário uma série de combinações. A primordial é de que haja um empate entre Pinhalense e Arroio Paixão. Depois precisa torcer ainda para que o Linha Olinda perca, sofrendo três gols. E difícil, mas não impossível.

Categorias de Base

Referente ao comentário da última semana sobre as categorias de base do ECNP e as reclamações de meninos da cidade que não receberam oportunidades, o Gerente Executivo do clube, Jaime Silveira, enviou comentário ao blog Esporte NP. O comentário completo está no blog. Segue algumas ponderações do dirigente:

“A parceria não cobra nada para atleta algum participar de treinamentos no clube e jogar, mesmo precisando de recursos (...), mas quem quer se alimentar e morar no sistema terceirizado que montamos é cobrado sim um valor simbólico para as despesas dos meninos que vêem de outros estados e cidades para a manutenção de aluguel, luz, alimentação, compra de material de treino e jogo.”

“Somos um dos poucos clubes no Brasil que dá oportunidade de um atleta se preparar com tempo até ele conseguir ou tentar chegar ao nível de competição. Observamos que muitos meninos daqui que passam pelo projeto não foram educados para serem atletas e muitas vezes não há a mesma motivação que os meninos que vem de fora de querer vencer, pois estão em casa e abandonam os treinamentos em função das amizades, namoradas e etc...”

“Tenha certeza que acendemos a chama do futebol de Nova Petrópolis e (...) mesmo com as dificuldades vamos fazer o possível para mantê-la acesa até que as partes não tenham mais interesse de continuar o projeto. (...) O que precisamos é que os amantes do futebol nos ajudem a manter esse projeto para que possamos dar oportunidade ao pessoal da cidade e região, mas tenha certeza que sem dinheiro o futebol vai fechar novamente e precisamos de pessoas criativas e corajosas para ajudar.”

Aberto de Presidente Lucena

Encerrou na terça-feira a fase de classificação desta competição. As duas equipes de Nova Petrópolis se classificaram, porém, a Pro Pé realiza nesta sexta-feira uma repescagem contra o Bola de Ouro, de Portão, para ver quem vai às oitavas. Se passar, a Pro Pé enfrenta o atual campeão Allia, no dia 4 de novembro. O Pouca Bola, que foi goleado por 10 a 5, pelo Unidos da Campina, na terça, vai enfrentar o River Braz, de Alvorada, nas oitavas. A partida será também no dia 4.

Rápidas do Twitter:

# A confiança da diretoria do SPFC no Emerson Leão é tão grande, mas tão grande... que o contrato é só por sete jogos... (@Vessoni)

# Pôxa, ao menos para evitar o gol do Corinthians o Jô tinha que servir, já que para evitar os do Inter ele é tão bom... (@Kikacolorada)

# Se o Pan fosse da Globo, a CBF teria mandado um time de futebol melhor. Empatar com Cuba e perder para Costa Rica é ridículo. (@AlbertoliveCAM)

13 comentários:

  1. Esse tal “gerente” que esta trazendo gente de fora acha que o pessoal de Nova Petrópolis é burro, ingênuo ou o que?? Para começar é uma vergonha o que esse pessoal esta fazendo na cidade, eu sou morador dessa cidade há 45 anos e nunca tinha visto tanta baderna tanto quanto no campo quanto aonde eles moram que por sinal é perto da minha casa, é música alta o tempo todo, final de semana então nem se fale,ficam mechendo com as pessoas que passam na rua, uma falta de respeito com a nossa gente!! Os turistas estão ficando apavorados e indignados com esse tipo de gente que chegou na cidade. Quem esse cara pensa que é para Falar que os meninos de Nova Petrópolis não foram educados para serem atletas? Basta ser morador e conhecedor da história da cidade para falar de todos os meninos e meninas desportistas de Nova Petrópolis. Aqui temos atletas bem preparados sim e não é só no futebol, aqui se joga com amor a camisa e não com amor ao dinheiro de empresário arrogante. Meu filho fez teste nesse time de vocês e nunca teve chance, mas também nem queremos mais, prefiro pagar uma escolinha para ele do que ter que ver ele jogar nessa panelinha que conseguiram criar. Vem falar que é um dos poucos clubes do Brasil que da oportunidade para atleta? Esse cara transformou o clube numa malóca e pensa que a gente é troxa. Por Favor mandem esse pessoal embora, e façam a cidade voltar a calma e a paz que era antes sem esses baderneiros.

    ResponderExcluir
  2. ah a inveja mata. Pode se ver no comentario acima. Nunca aceitaram coisas novas e nunca vão aceitar aqui na cidade. E olha que eu moro aqui a bastante tempo. Onde estão os atletas daqui? devem estar se drogando. Porque pais como voce que escrveu esta bobagem acima, nao tem pulso firme. Talvez ele nao foi aceito por ser um drogadinho. Como varias pessoas que tem potencial para ser um baita atleta, mas acabam jogando fora a chance por uma simples pedra de maconha.

    ResponderExcluir
  3. OLha meu amigo se voce esta acusando o pessoal de usar drogas deve saber e ver muita coisa na cidade porque o que eu vejo independente dos 2 comentários acima é que falta uma maior união entre as pessoas da cidade e acho uma injustiça dizer que os filhos dos outros são drogados sem nem mesmo conhecer as pessoas. Acho que o amigo generalizou e acabou esquecendo que em Nova Petrópolis também existem outros esportes como o volei por exemplo.Quantos atletas de fora temos no volei?E aqui não vejo nenhum atleta dessa modalidade se drogando assim como não vejo muita gurizada por ae que também não esta se drogando. Agora é muito fácil acusar, isso só vai gerar mais discussão e desordem.

    ResponderExcluir
  4. eu também acho isso.conheço vários esportistas que são daqui que estão fora do estado e estão se dando bem. Mas acho que o futebol daqui também precisa de um incentivo, porque assim como o volei cresceu muito nos últimos anos, temos que ajudar o futebol a voltar a crescer aqui em Nova Petrópolis. Exixtem vários times do interior que com o apoio da comunidade disputam campeonatos. se nós ajudarmos, assim como no volei tenho certeza de a cidade ficará conhecida no ramo do esporte. Já pensou Gremio e Inter jogarem aqui todo ano? temos que AJUDAR. E temos que apoiar esses garotos que deixaram de lado tudo para tentar a vida no futebol. Porque aqui somos conhecidos por acolher as pessoas , não por julgalas.

    ResponderExcluir
  5. Extamente eu tambem concordo com isso , mas acho que as oportunidade tem que ser iguais, pois pelo que vimos desses atletas de fora , não tinha nenhum alteta acimda da média dos daqui e outra esse treinador do Nova conseguiu fazer o time levar a pior goleada de sua história, além de perderem todos jogos e campeonatos que disputaram ou seja com esse treinador que mais parece um cachaceiro do que treinador , assim fica dificil, mas a panela é grande fazer o que se o cara ta bem escorado... E o segundo anônimo ainda fala em inveja hahaha o pai do garoto vai ter inveja do que ? de levar a pior goleada ? de ser saco de pancadas dos outros? hehehe esse segundo anonimo merece uma medalha , o cagalhão do ano hahahaha

    ResponderExcluir
  6. baderna é o que está virando por aqui. Se preocupam muito em ficar julgando quem joga ou não, ao invés de se preocuparem com coisas bem mais importantes. Acompanhei a praticamente todos os jogos de todo e qualquer campeonato que os garotos disputaram e vi sim, muita gurizada boa de bola aqui. Garotos que largaram tudo e deram a cara a tapa, vindo para cá sem conhecer nada por aqui. Se eles estão causando repúdio não sei o porque, porque muito se nota na cidade que quem fica mechendo com quem por aqui não são estes jogadores, mas sim, gente daqui mesmo, que por muitas vezes é preconceituosa e fica chamando de preto!! Seria por isso? Acho uma baita perda de tempo ficar aqui discutindo, visto que quando foi realizado o peneirão, a cerca de 2 semanas atrás, apareceram uns 5 gatos pingados daqui, que não se mostraram dispostos a seguir com o time. Escolhendo hora e dia em que queriam treinar, fazer isto também seria dar uma prioridade, não? Sabendo que muitos destes rapazes que estão aqui, tem que trabalhar para se manter. Mas como sempre, disto NINGUÉM sabe e ficam julgando. Todos merecem ter chances iguais, o que muda é quem escolhe de verdade aproveitar a chance que foi dada!

    ResponderExcluir
  7. Nova Petrópolis é uma cidade conservadora e por esse motivo que não se consegue colher frutos aqui! Quando se tenta fazer alguma coisa nova e diferente,sempre virão as pessoas para de alguma forma criticar. Reparem,as pessoas sempre reclamam de que falta alguma coisa nova na cidade,seje no esporte ou até no lazer. A iniciativa do ECNP em recomeçar com o futebol,foi uma baita iniciativa,mas sera que da forma com que ela aconteceu nao tenha sido mau planejada? Apartir do momento que se traga o pessoal de fora para comandar o futebol,seria obvio de que iriam trazer jogadores de fora para compor o elenco. Pelo fato dos guris daqui não conhecerem esse pessoal,fico ai a duvida de até onde se sentiriam a vontade e confiar no trabalho que iria se iniciar. Por isso que no meu ponto de vista,seria interessante se o treinador fose uma pessoa daqui da cidade. Na questão de querer ser um jogador profissional,todos sabemos que para isso,temmos que nos dedicar ao maximo,treinos de manha e de tarde.Consequentemente,a vida vai ficando limitada a determinadas coisas,familia,festas,amigos,por fim,aonde quero chegar,que esses garotos que estao treinando no ECNP querem buscar esse objetivo de ser um profissional e quem lhes oferece essa oportunidade,é o pessoal que ali esta comandando o futebol, do ECNP hoje,ai me refiro a toda comisão tecnica e os empresarios que sao os mais favorecidos com o profissionalismo de algum desses garotos.A ideia de conquistar titulos e representar a cidade fica em 2º plano,a ideia é formar jogadores e com isso obter lucros. Todos sabemos que o mundo da bola gira em torno do dinheiro e com isso acaba tornando a cada ano o futebol cada vez mais PODRE!Ai vai de empresarios,patrocinadores,tv,confederações e assim se vai.
    Ass.: Coimbra

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Coimbra! Estas mais do que certo.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Coimbra tem toda a razão.Temos que acreditar no trabalho realizado por todos, e incentivar os nossos jogadores a fazer parte desse elenco. porque aqui tem muito gente boa de bola. e se fosse paleninha como o amigo do primeiro comentário falou. O jogador Cristiano,que por sinal mora aqui na nossa cidade na localidade do PINHAL ALTO não estaria jogando. Olha de onde que ele vem gente. 15 km todos os dias para realizar seu sonho e vem me falar de panelinha? e eu acompanhei o jogo ontem em que esses baderneiros (como o amigo do primeiro comentário disse) fizeram realmente uma BADERNA no time advesário jogaram muita bola e venceram o jogo de virada por 2x1 com o CRISTIANO, Esse mesmo que mora no Pinhal Alto, que é o UNICO atleta que representa a cidade, ser uns dos melhores jogadores da partida mas não só ele como todo mundo esteve de parabéns pela a vitória ontem. Agora se tivesse perdido, só ia ter corneta aqui. Se criticam quando perde tem que se elogiar quando ganha.

    ResponderExcluir
  10. Sobre o ultimo comentario,é verdade,o Cristiano vai todos os dias de onibus,vem do Pinhal para treinar no ECNP,e ele alem de estar aqui treinando,ja treinou no Mundo Novo (Três Coroas) aonde chegou a morrar nas dependencias do estadio e jogou em um time de FLores Da Cunha tambem. Então isso demosntra que ele esta correndo atras do sonho dele. E é esse o espirito que os garotos daqui da cidade teriam que ter tambem,mas isso é claro,se for o sonho deles tambem! Sou amigo do Cris e sei o quanto que ele esta se dedicando para isso.
    Ass.: Coimbra

    ResponderExcluir
  11. Após ler todos os comentarios e respeitar a opinião de todos,venho aqui dizer que estão de parabéns as pessoas que estão defendendo o ECNP,Pq quaze ngm sabe como é levantar um club depois de 8 anos sem futebol,com dividas e tudo mais,tinha menos de 30 socios inicio do ano passado,hj ja temos quaze 200,e estamos trabalhando para fazer sempre o melhor,se ouve alguma falha até hj pedimos desculpa as pessoas que realmente estão ajudando o clube,recebi reclamaçôes de que não tem horario para os guris daqui treina,estamos discutindo uma horario de treino apartir das 18:30 agora no verão,pq alguns guris não tem tempo para treinar de dia(trabalho e escola)e esse tivesse panelinha não tinha 3 atletas daqui jogando no time,um de pinhal,outro do centro e um de Picada,estou a dispozição para colocar qualquer atleta daqui que quer jogar e ir fluentemente aos treinos e pode ter certeza que vai estar no time.Essas pessoas que ficam falando por ai nem devem ser sócias do clube e nunca ajudaram.
    Durante mais de 6 meses todos os domingo as vezes nos sabados e programa meu de minha namorada e da familha dela,era ir ao campo abrir a copa e vender cachorro-quente,refri,e cerveja para dar lucro ao clube,da minha parte estou junto com a direção ajudando a cuidar de vestiario,campo,portaria,copa...e nunca ganhamos nem um real por isso e tenho orgunho de ser sócio e diretor de futebol do ECNP,agora gostaria de saber se essas pessoas que estão falando mau estão dispostas a ajudar e contribuir com o clube?da mesma maneira q a direção eSta fazendo,estou aqui em nova a mais de 2 anos, trabalho cerca de 13 horas por dia e ainda acho tempo para ajudar o clube nos finais de semanae quando é precizo,tem gente q morra aqui a vida toda e nunca fez nada pelo ECNP e ainda fala mau,mas estou mais uma vez dando os PARABÉNS aos que estão aqui DEFENDEDO O ECNP,aos SÓCIOS e as PESSOAS QUE VÃO AO ESTADIO ver os jogos,e tbm estamos de portas abertas para receber mais pessoas dispostas a ajudar e levantar o clube para trazer jogos com inter,gremio... ,aqui para NP,e um dia com muita trabalho e esforço fazer grande de novo o futebol em NP.Obrigado!

    Everton Luiz
    Diretor de futebol/ECNP

    ResponderExcluir
  12. Desculpem os erros de Português,pois tinha menos de 10 minutos hj no almoço.vlw

    Everton Luiz

    ResponderExcluir
  13. Eu sei oq o atleta Cristiano de Pinhal Alto ta sofrendo pra conquista oq ele mais quer na sua vida, que é ser jogador de futebol, tem dias que eu mesmo to do lado dele acompanhando a responsabilidade de acordar todo dia de manha pra ir treinar, e nada mais justo que ter o seu reconhecimento merecido.Pena q agora não consigo mais acompanhar ele, mas ligo cada semana pra ver como q ele tah ai.´´Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que mais se ama``.Por isso meo irmão eu digo a vc q vc ja é um vencedor por tudo q vc ta fazendo, estou na sua torcida...Tenho certeza q vc vai conseguir ser oq quer uma coisa vc ja conseguiu que foi abrir os olhos de algumas pessoas do Pinhal Alto, em breve estara abrindo de varias pessoas e ensinando aquilo que vc aprendeu quando era mais novo...
    Ass:Cassiano

    ResponderExcluir