quarta-feira, 6 de julho de 2011



Coluna

Amador

E começa neste domingo o último Campeonato Estadual de Amadores. Isto porque a partir do ano que vem os times rebaixados da Segundona e os integrantes do Estadual de Amadores passarão a integrar a Terceira Divisão. Talvez desta forma a Federação Gaúcha de Futebol dê mais valor aos times menores. Digo isto porque, o Esporte Clube Nova Petrópolis tentava desesperadamente a transferência do jogo de domingo há mais de um mês e até agora não se tem posicionamento algum da Federação. Sequer a tabela da competição está pronta. Como trabalhamos com informação ficamos extremamente prejudicados. A informação que temos hoje pode não ser a informação correta de amanhã. Por enquanto, o jogo está marcado para as 15h de domingo, nos Pinheirais.

Com isso, os simpatizantes do Nova terão de comemorar os 73 anos de histórias e se mandar para a cidade vizinha para apoiar a equipe. A festa acontece no Salão Paroquial da Igreja Católica, a partir das 11h30min. Sócios têm direito a dois almoços. Não sócios pagam R$ 15, antecipado, e R$ 18, na hora.

Intermunicipal

O tempo mais uma vez não deixou com que os jogos do Intermunicipal fossem realizados. Ao que tudo indica o final de semana será de sol e finalmente conheceremos os campeões das categorias Aspirantes e Titulares. Nova Petrópolis está representada na final dos Aspirantes e precisa vencer por qualquer placar para levar a decisão para as penalidades. Após tem o jogo de fundo, que decide o campeão dos Titulares, com duas grandes equipes, Juventus e Juvenil. Os jogos acontecem em São Roque, na cidade de Feliz. A distância daqui não é grande: são 20km, passando por Linha Nova. Mais perto do que algumas localidades do interior do município. Vale a torcida pelos nossos meninos por lá.

Disciplina

A Segundona de Futsal chega a sua 5ª rodada neste sábado e já conta com três equipes classificadas. Mas o que chama a atenção é a disciplina apresentada pelas equipes até o momento. São 43 cartões amarelos e nenhum vermelho em 24 partidas disputadas. Isto dá uma média inferior a 2 cartões amarelos por partida. Não tenho um levantamento completo, mas acredito que esta seja a competição mais “fair play” dos últimos tempos.

Ademais, Sinopsi, Pantchovilla e Pumas poderão ser as próximas equipes a garantirem suas vagas na próxima fase neste sábado. Os jogos iniciam às 16h.

Aberto

Ainda não tive a oportunidade de assistir aos jogos da Aberto da Facenp. Os comentários quanto ao futebol apresentado, especialmente pelas equipes de fora, são de decepção e isto pesa muito contra o evento, que tem de lutar ainda contra o frio. O público só vai sair de casa se estiver pegando fogo na quadra, com bons jogos. Frio do jeito que o campeonato está, o pessoal tá preferindo ficar em casa do lado do fogão à lenha.

Amistoso

No sábado, de tarde, a AEA-ECNP vai até Feliz, onde enfrenta o Cruzeiro, em Vale do Hermes. A saída é no Azalobão às 13h.

Rápidas do Twitter:

# Futebol: Grêmio contrata Julinho Camargo e Inter fica sem técnico. (@O_Bairrista)

# Julinho Camargo: “Resolvi deixar de ser o segundo em um time de primeira, para ser o primeiro em um time de segunda.” (@gremiodadepre)

Um comentário:

  1. Marcelinho Werkhausen8 de julho de 2011 às 10:05

    E como havíamos escrito na coluna desta semana, redigida na tarde de quarta-feira, a informação que temos hoje pode não ser a informação correta de amanhã. E não é que realmente aconteceu... Segue texto extraído do blog Central do Futebol Gaúcho:
    Inicia neste final de semana mais um campeonato Estadual de Amadores. E como de praxe, nenhuma informação é divulgada pela FGF. Mas ainda temos algumas fontes, como o Flávio Fiorin, no ótimo Futebol do Interior, da Rádio Guaíba.

    A primeira rodada, no domingo (10) terá os jogos:

    Em Porto Alegre (Estádio da PUC) - Academia do Morro x Tamoio
    Em Guaíba - Guaíba x Sapiranga
    Em Ibirubá - Juventude x União Campestre (que a FGF insiste em chamar de Lajeadense!)
    Em Não-Me-Toque - Colorado x Grêmio Ibirubá

    Os grupos:
    1 - Academia do Morro, Tamoio, Sapirqanga, Guaíba e Parobé.
    2 - Gramadense, Serrano, Flamengo-SV, Nova Petrópolis, Botafogo-FV
    3 - Juventude-IB, Grêmio-IB, Colorado, União Campestre

    O jogo Flamengo de São Valentim x Serrano de Canela foi adiado, pois José Bavaresco, treinador do Flamengo e 4 jogadores do time estarão disputando a final do amador de Carlos Barbosa.

    (Acrescento ainda que o jogo entre Nova Petrópolis e Gramadense não sai em virtude da Festa do 73 anos do Lobão, que será comemorado no domingo)

    ResponderExcluir