quinta-feira, 11 de março de 2010




Coluna
marcelinhowerkhausen@gmail.com

Tragédia
A morte do jogador Robson Rocha Costa durante a partida entre Guarapuava Deportivo e Palmeiras/Jundiaí-SP, válida pela Copa de Futsal Guarapuava 200 anos, no Paraná, sábado, deve servir de alerta para autoridades e praticantes sobre as condições de segurança. Os locais para a prática da modalidade carecem de fiscalização. E é em todo o Estado.
Em Nova Petrópolis, casos como esse também já ocorreram, mas graças a Deus, sem a mesma gravidade. Que eu sei, houve casos no ginásio Frederico Michaelsen e no Centro Evangélico, há alguns anos.
Hoje mesmo, quem pratica esportes nas quadras do munícipio sabe exatamente os pontos em que estão os problemas. No Padre Werner tem. No Frederico tem. No Roque Vogel também tem. E tem em outros. Claro que a possibilidade de acontecer algo assim (a morte de um atleta) é praticamente mínima, mas todo o cuidado é pouco. Afinal, quem algum dia deu bola pra isso? Poucos, garanto.
Vejam bem. Não estou aqui pedindo para que se pare de praticar esportes nesses locais. De forma alguma. Mas que carecem de uma melhor fiscalização, isso carecem. Por que depois que acontece, não se sabe nem de quem é a responsabilidade.

Futsal
A Primeirona começou com tudo. O público excelente. Tomara que siga assim. Até porque, a qualidade dos jogos permite isso. Quem gosta de jogadas bonitas, deve ter se esbaldado com o gol de Ricardinho. Quem prefere a raça, deve ter se encantado com a superação do Alypiu’s para buscar o empate nos últimos segundos. Quem gosta só de cornetear a arbitragem, também teve momentos de sobra. Ou seja, ingredientes não faltaram.

Futsal II
Os favoritos pelo jeito continuam os de sempre. Na primeira rodada, Esquema, Falamansa e Pouca Bola mostraram que vem com tudo. O CFC Ita tem time pra incomodar. A Pro Pé precisa estrear para termos uma opinião. Os demais (Alypiu’s, Manchas, BDC e Furacão Alpina) brigam para não cair. Podemos ter surpresa? Claro que podemos, mas o negócio aqui é opinar e não ficar em cima do muro.

Futebol de Campo
No campo, apesar de goleadas de Juvenil e Linha Brasil, os jogos foram parelhos. Ao menos foi isso que me passaram. O Arroio Paixão que tomou quatro, saiu na frente do Juvenil e perdeu oportunidades de ampliar. Levou o castigo depois. Em Nove Colônias, prevaleceu o conjunto do Linha Brasil, mas o que se viu é que o Vasco tem condições de fazer uma bela campanha. Já em Linha Araripe, o Grêmio arrancou um empate no último minuto contra o Pinhalense. O nível da II Copa Nova Petrópolis ao que parece será muito melhor do que as duas últimas competições que tivemos. Ótimo.

Intermunicipal
Como havíamos dito na última semana, o Unidos teria muitas dificuldades no Intermunicipal. Juventus, Juvenil e Aliança estão gastando dinheiro a revelia. Além disso, times de Farroupilha e São Sebastião do Caí tem muito mais “material humano” para formarem boas equipes.
Pelo que mostrou, a única categoria que tem chances de chegar lá é o veterano. Netse final de semana tem folga. O Unidos volta a campo nos dias 20 e 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário