quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FUTEBOL DE CAMPO!

O campeonato do recomeço

Na segunda-feira à noite reuniram-se as lideranças dos sete clubes que vão disputar o Municipal de Futebol de Campo em Nova Petrópolis. Muito se debateu e por fim foi possível fazer os acordos necessários, com cada um cedendo um pouco, para que tivéssemos a certeza de que teríamos um campeonato iniciando sem pendências. Certa hora um dirigente comentou: “temos que esquecer as mágoas do passado.” É isso! Águas passadas não movem moinhos. Chegou a hora de recomeçar, de resgatar o futebol de campo nas comunidades, de trazer a família de volta aos estádios e, sobretudo, dar valor à amizade.

O Município, através da Seção de Desporto Amador, vai dar o suporte necessário para que a competição transcorra normalmente. A experiência desse grupo de profissionais, que organiza mais de 30 eventos esportivos por ano, é a garantia de que poucos equívocos ocorrerão, quiçá nenhum, deixando para jogadores e torcida a sadia tarefa de praticar o bom futebol. E o que é o bom futebol? É aquele que se lembra anos depois pelo gol incrível marcado pelo camisa 10, pela defesa extraordinária do goleiro nos minutos finais de jogo, pela vibração da torcida quando o juiz apitou o final e o time sagrou-se campeão. É poder se abraçar antes e depois do jogo sem rancores e sem levantar a mão, a não ser para abanar para o filho que assiste o jogo e que considera seu pai o melhor lateral-direito do mundo. É poder depois da partida sentar-se a mesma mesa que o seu adversário e compartilhar uma cerveja gelada, afinal a sede aperta depois de tanto torcer ou correr.

Enfim, o desafio está lançado para os esportistas de Nova Petrópolis. O campeonato municipal de futebol de campo de 2011 vai marcar por ser aquele que reergueu o espírito do senso de coletividade. Coletividade dentro e fora do campo. Afinal, se hoje somos adversários em campo amanhã podemos estar trabalhando na mesma empresa, dividindo o mesmo espaço num clube e para isso acontecer de maneira tranqüila precisamos preservar aquilo que faz o ser humano ser melhor: a amizade. Viva a boa convivência e viva o futebol de campo de Nova Petrópolis. Bom campeonato a todos desde já.

Texto de Marco Dieder

Nenhum comentário:

Postar um comentário