terça-feira, 16 de novembro de 2010



Coluna

Último classificado

A rodada de sexta-feira define o último classificado para as semifinais do Aberto da Joaneta. Pra mim a briga termina logo no primeiro jogo. Jogando em casa a Internazionale tem tudo para conseguir pelo menos um empate contra o Esquema. Mas se não conseguir terá ainda outros dois jogos para torcer bastante. Importante ressaltar que apesar de eliminado o Bonna Vita deve complicar a vida do Pinguins. Já deu mostra de que pode fazer isso contra o líder Manchester.

De acordo com a classificação e com as possibilidades de resultados dos jogos de amanhã, Internazionale e Manchester poderão mais uma vez se enfrentar na fase de mata-mata. Falamansa e Schucrutz disputam quem joga contra o Kibola. Além disso, último jogo desta fase classificatória pode valer tudo para o Pouca Bola. Uma vitória pode por o Pouca Bola como adversário do Esquema e um empate como adversário do Falamansa. No caso de uma derrota, o adversário pode ser o próprio Kaffeeck. E aí? O que será que vale mais a pena?

Agora é que vale

O Campeonato Municipal chega a sua fase quente a partir deste sábado. O invicto Fortaleza vai até Linha Brasil, com um pé atrás. O time de Treze Colônias sabe que o Linha Brasil costuma crescer e não é por nada que é bicampeão municipal. Pelo que apresentou até agora o Fortaleza tem amplo favoritismo, mas o que passou, passou, agora é outro tipo de competição.

Pelo outro lado, Pinhalense e Vasco revivem a final da Copinha. Lá o Vasco levou vantagem, agora tem tudo pra repetir o feito, até porque decide tudo em casa. As duas equipes, aliás, proporcionaram os dois jogos com maior número de gols da competição. E gol é o que todo mundo gosta de ver. Fica a pergunta: será que numa partida eliminatória as defesas estarão melhores do que na fase classificatória?

Desilusão – parte II

Sobre a coluna da semana passada, recebi um e-mail de Willian Ludke, popular Cebola, goleiro do Linha Brasil. Nele o atleta expressa um pouco dos motivos que levam os nossos atletas a se desiludirem com o nosso futebol. O e-mail foi enviado no dia 11 de novembro, e expõe fatos como comprometimento e, principalmente, problemas com a arbitragem. Hora dos responsáveis se ligarem. Reproduzo parte do e-mail que me foi enviado:

“No Domingo estava em Torres e saí de manhã às 10h30m para jogar à tarde no Pinhal Alto, (sic) logo, penso que não falta comprometimento dos atletas. (sic) Imagine se você estivesse correndo durante 90 minutos e um juiz com bafo de cachaça, em um lance, altera toda a história do jogo, sendo com um gol em impedimento, com uma expulsão mal feita, ou uma não expulsão (por medo da torcida e dos jogadores), ou por um pênalti mal marcado ou não marcado... Agora te imagina juízes despreparados e fracos apitando praticamente todos os domingos e estes erros acontecendo frequentemente... Você não iria perder o tesão de jogar bola? Então multiplique isto por dois campeonatos em um ano...

Minha sugestão é que esta verba gasta em dois campeonatos de níveis medianos (por enquanto estão medianos, tomara que não piorem!), se transformem em um campeonato anual e de qualidade superior. Se a rodada tiver de ser dupla, para que se economize com juízes de qualidade superior, não há problema! O que não pode ocorrer é pegar dois juízes de qualidade inferior.”

Rápidas do Twitter:

# Querido Papai Noel, fui uma boa garota esse ano. Meu pedido é que a gente tenha um campeonato brasileiro justo ao menos uma vez na vida! (@lugdias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário